terça-feira, 23 de agosto de 2011

O joelho em valgo e a pisada supinada: considerações e exercícios de fortalecimento e alongamento

              Basta parar para observar em qualquer pessoa que estiver andando por aí. Algumas pisam “para dentro”, outras “para fora” e algumas não apresentam lateralização em nenhum dos lados ao pisar.
            Com o gasto do calçado, é possível observar maior prevalência de gasto do solado para um dos lados e a partir disso já é possível ter uma noção do tipo de pisada que a pessoa apresenta. Muitas vezes, o modo de pisar é tão agressivo que dá a impressão que a pessoa está forçando aquele modo de andar e aí você acaba se perguntando: como ela consegue andar assim?
            Até pouco tempo atrás pouco se falava sobre essas alterações posturais na forma de pisar das pessoas, em especial dos corredores, que podem ser acometidos com lesões tamanho o impacto direcionado ao pé. Atualmente existe no mercado diversos modelos de tênis que ajudam na correção na pisada. Porém mais importante que usar um modelo de tênis específico para o tipo de pisada, é conhecer o defeito postural apresentado, que pode ser somente do pé, como do joelho e do quadril. 
          

Definição de supinação e lesões.

            A supinação é ato de inverter o pé. A pessoa que pisa na posição supinada tende a “pisar para fora”, concentrando o peso corporal sobre a borda externa do pé. Essas pessoas geralmente apresentam o arco longitudinal mais alto do que o normal.
             A pessoa que apresenta pisada supinada geralmente tem o pé cavo. É um pé que mostra uma marca com pouca (ou nenhuma) ligação entre o arco e a planta.



            Como todo o impacto da pisada é depositado na parte externa da perna, o músculo mais sobrecarregado é o tibial anterior, devendo-se, portanto, concentrar a atenção sobre esse músculo. Algumas lesões podem acometer os corredores supinadores, tais como: 

    -  Entorses por inversão do tornozelo.
    - Síndrome do estresse tibial medial
    - Tendinite dos fibulares . 
    - Síndrome do atrito no trato iliotibial. 
    - Bursite trocantérica.
    - Fratura por estresse do 5º metatarso (fratura de Jones

a pessoa da foto apresenta supinação excessiva

                            
              Modo de pisar:
A pisada inicia no calcanhar do lado externo e se mantém o contato do pé com o solo do lado externo, terminando a pisada na base do dedinho.

Geralmente, o pé supinado é muito rígido. O calçado ideal é aquele que proporciona aumento do amortecimento e da flexibilidade.





O Joelho em Valgo

              A supinação pode surgir associada a uma rotação lateral na articulação do quadril ou da patela.
           O chamado joelho em geno-valgo postural ou joelho em X, constitui uma alteração provocada pela rotação lateral do fêmur e da tíbia, hiperextensão dos joelhos e supinação dos pés. Simplificando, trata-se de uma projeção dos joelhos pra dentro da linha média do corpo, causada, geralmente, pela hipertrofia da musculatura lateral da coxa e/ou hipotonia (enfraquecimento) da musculatura medial da coxa.


Geno Valgo postural  (joelho em X)
A figura demonstra a lateralização da patela (note que a patela está voltada para fora), os joelhos estão aproximados (encostando-se um no outro) e os pés estão em supinação, dando a impressão até que a pessoa está “forçando” os pés para fora. 


Fortalecimento:


           Alguns exercícios de fortalecimento podem ser feitos para melhorar a aparência do joelho em valgo. Aliado a exercícios de alongamento e propriocepção, o corredor que possui joelho em valgo e pisa em supinação pode diminuir o risco de lesão que esse defeito postural possa provocar.


Deve-se fortalecer: grácil, sartório, semitendinoso e semimembranoso, glúteo máximo, trato ílio-tibial e bíceps femoral.

 O exercício 8 são para adutores (grácil e adutor médio) e o 9 são para os abdutores (trato iliotibial).      




O exercício acima é para o bíceps femoral (posterior da coxa)          
O exercício acima se concentra na região do glúteo máximo
                                           
Alongamento:

Deve-se alongar o glúteo máximo, trato ílio-tibial e bíceps femoral.



alongamento para o bíceps femural (posteriores da coxa)


.
alongamento para o glúteo máximo. O exercício pode ser feito sozinho, abraçando a perna e trazendo em direção ao tórax. 


alongamentos para o trato iliotibial

Os exercícios citados servem como forma para prevenção de complicações associadas ao joelho em valgo. O joelho valgo pode ser uma das causas associadas a pisada supinada, porém não constituindo sua única. Uma consulta ao fisioterapeuta é importante para se ter um diagnóstico preciso da causa da pisada supinada.

Referências


Livro: Provas, Músculos e Funções - Autores: Florence Peterson KENDALL; Elizabeth Kendall McCREARY; Patrícia Geise PROVANCE

10 comentários:

  1. maaaaaaais ou meeeenos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Anônimo. Gostaria que desse sua opinião a respeito do artigo. Sugestões sobre bibliografia também são válidas. Abraços

      Excluir
  2. olá boa noite sou acadêmica no curso de fisioterapia no 4º período e me baseio muito principalmente no livro do Kendall que venha ser uma ótima referência,mas analisando com um olhar mas critico em relação a cinesioterapia,temo que ressaltar que temos que ver a patologia não isolada e sim como um todo,joelho valgo geralmente vem acompanhado de uma anteroversão pélvica ,ou seja,a espinha ilíaca anterior (EIAS) direcionada para frente e uma hiper lordose torácica,portanto,o exercício de fortalecimento descrito acima está errado,pois não um músculo compensa o outro,não adianta colocar o paciente em uma posição errada,pois os músculos anteriores do abdome já estão hiper atrofiados por esta patologia,a posição correta seria o paciente estar na maca e primordialmente viria o alongamento e depois sim o fortalecimento...sem mais...

    ResponderExcluir
  3. como relatei anônima, esse é apenas um artigo sugestivo. Claro que cada caso é um caso, e por isso justamente ao final do artigo recomendo procurar uma análise mais aprofundada realizado por um profissional fisioterapeuta. Mas agradeço os esclarecimentos.

    ResponderExcluir
  4. O artigo me ajudou a escolher o tenis correto para corrida, obrigado!

    ResponderExcluir
  5. Olá Gisele,
    Tenho 48 anos, corro há 14, meço 1,70, peso 80 kg (até 2000 pesei mais de 100kg), corri 50km semanais até sentir fortes dores na zona do tendão de Aquiles do pé direito, o que me obrigou a parar de treinar em agosto de 2013. Nessa altura eu pesava 71kg. Retomei os treinos regulares (10km/50minutos) em março de 2014, 3-4 vezes semanais. Tenho sentido um enorme desconforto com a falta de estabilidade do pé direito, quando no impacto com o solo. A meio do treino as dores aparecem, embora que de uma forma tolerável. Os meus 10 pares de sapatos diferentes já denotam alterações ao nível da parte exterior do pé direito, sendo eu corredor supinador, com especial incidência nesse pé.
    No mercado ainda não se revelaram quaisquer marcas e/ou modelos confiáveis para corrigir ou atenuar a supinação. Será que as palmilhas personalizadas, poderão ser uma opção viável, para o meu caso?
    Agradeço resposta, já que sou viciado na corrida.
    Obrigado,
    Francisco Jorge

    ResponderExcluir
  6. eu tenho 18 anos e meu problema é geno valgo como eu posso corrigir com exercicios ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Daniel resolva aqui o seu problema!!!
      http://www.comoenderezarlaspiernas.com/piernasrectas/
      abraço.

      Excluir
  7. olá, gostaria de saber quais exercicios são recomendáveis para geno varo?

    ResponderExcluir
  8. Gostava de saber que exercícios podem corrigir a dificuldade de colocar os pés em linha recta para exercícios de patinagem.

    ResponderExcluir