quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Percurso comentado da Meia Maratona de Londrina


A Meia Maratona de Londrina conta com um percurso com altimetria variada, mesclando retas, subidas e descidas de uma maneira que o atleta possa alternar períodos de recuperação (descidas) com períodos em que tem que respirar mais fundo, a fim de enfrentar duas das mais comentadas subidas da prova: a Foz do Iguaçu e a  mais íngrime subida : a da Rua Piauí.

Iniciando o percurso a partir do Shopping Catuaí, o corredor encontrará apenas pequenas subidas que alternam com descidas até a Universidade Estadual de Londrina, onde o percurso também é tranquilo. Saindo da Universidade, o corredor vai seguir em direção ao Lago Igapó, onde a maioria do percurso é de descidas e planos e pequenas subidas, mas pouco acentuadas. Dosar as forças nessa etapa é essencial, pois até então o percurso é formado mais por descidas e plano, proporcionando ao corredor uma boa passagem no km 10. Porém, depois do km 10, é hora de respirar fundo e enfrentar a temida rua Foz do Iguaçú. Não é uma rua com subida íngrime, porém é longa, em torno de 1,5 a 2km . Depois de enfrentar a Foz do Iguaçu o corredor encontrará o tão merecido alívio para as pernas na descida da rua Deputado Nelson Ribas e Ponta Grossa. Encontrando a Av. JK, é outra vez hora de dosar as energias para enfrentar a Rua Piauí, uma subida de média distancia, porém íngrime. Depois da Piauí, o corredor segue em direção a Praça Tomi Nakagawa, enfrentando leves subidas e descidas. Depois da Praça, começa o trecho final da prova, composto de aproximadamente 3km em direção a Prefeitura de Londrina pela avenida Duque de Caxias. No inicio dela, subidinhas e falsos planos e depois de aproximadamente 1km , inicia-se a tão sonhada descida e a aproximação do pórtico de chegada. A chegada é com uma merecida descida.  Depois disso, é só fechar o tempo, hidratar-se bem, trotar por alguns minutos e alongar bem a musculatura.
A principal dica para quem for fazer essa Meia Maratona é dosar as energias nos 10 primeiros km´s, hidratar-se nos pontos e não se esquecer de ingerir carboidrato em gel com até 1 hora de prova (para os mais lentos) e no km 10 aos mais rápidos. 
Boa prova a todos 


Nenhum comentário:

Postar um comentário