sexta-feira, 9 de setembro de 2011

O que te faz correr?

          Ou nadar, ou pedalar, ou os três????
          As respostas podem ser as mais diferentes possíveis.

        Afinal, porque sofremos, nos abdicamos de muitas coisas, tiramos horas do nosso dia, nossa semana, nosso mês, somente para praticar um esporte?


Porque você treina?

         Você pode dizer que é o prazer de treinar, a superação, a confraternização com os amigos ou ainda a maneira de ganhar uma graninha extra.
     Ao longo desses dez anos de treino, me deparei com situações nas quais os compromissos tornavam a prática incompatível ou bem reduzida, outras situações em que o desânimo tomou conta de mim, outras vezes eu só tinha vontade de sair correndo ou pegar a bicicleta e ir pra estrada.
         Entre situações de “amor e ódio” é que às vezes me pergunto: porque treino?  Porque insisto? Não seria melhor ficar em casa, dormindo até mais tarde (quantos domingos fazendo longos na estrada ou nas ruas)? Não seria melhor eu comer tudo o que quero, a hora que quero (quantas vezes abdiquei de comer os doces e salgadinhos de alguma festa, justamente antes do treino)? E quantas vezes esses treinamentos foram a 6, 7 graus, ou a 35 graus, com chuva, com vento, com tantas situações adversas que fariam qualquer pessoa menos entusiasmada literalmente “chutar o pau da barraca”? Quantas vezes não se passou pela minha cabeça desistir de uma competição em que estava sofrendo com dores, o coração está saindo pela boca, o estômago querendo devolver a refeição passada , o calor insurportável? 


       Pois poderia ser difícil dizer depois de situações nas quais faria qualquer pessoa não atleta ler essa postagem desistir antes de mesmo de começar a praticar um esporte.
        Mas coloque os pontos positivos: o prazer de sentir-se capaz de fazer algo que até então outras pessoas não atletas julgam ser impossíveis. Quem nunca perguntou pra você: "quantos km você treina por dia?” E a cara de espanto da pessoa depois que você vem com a resposta “nossa, eu nunca conseguiria isso!”; o prazer que só o atleta sente ao cruzar a linha de chegada  depois daquela prova estafante. Ou depois daquele treino em que você olha a planilha e fala: “meu Deus, hoje vai ser um dia daqueles”,  onde ao final você o completa melhor do que imaginou.
     Tem coisa melhor que reunir os amigos, bater aquele papo pós prova, sentir aquela energia maravilhosa que só o praticante de esporte sabe o que é? 




Mas afinal, o que o esporte tem ?


         Fazer bem organicamente, todo mundo sabe, mas eu digo que o esporte tem o poder de mudar nossas vidas.
        Já ouvimos e com certeza conhecemos alguma história de alguém que mudou sua vida através do esporte. Financeiramente ou em busca de um ideal, infinitas são as histórias de pessoas que descobriram no esporte uma maneira de viver de forma mais digna e feliz.
        Digo por experiência própria que o esporte torna a pessoa mais forte, mais disciplinada, a faz acreditar que pode conseguir o que quer. A pessoa aprende a exercitar a paciência e a dominar a mente para não desistir no momento em que o corpo já não agüenta mais.
      O esporte tem o poder de aproximar as pessoas, o poder de mudar conceitos e de derrubar barreiras. Ele nos deixa mais leves e otimistas mesmo às vezes quando aquele dia não foi agradável. 

        Não sou atleta que tem destaque – e nem é essa a minha intenção. Passei por fases onde fiquei obcecada, minha vida girava em torno dos treinos. Outras fases em que usei o esporte para me afastar de maus pensamentos e outras vezes em que o eu queria mais era me divertir e isso inclui viajar, conhecer novas pessoas, obter novas experiências.
       Enfim, são dez anos de história. Dez anos desse amor ao esporte que considero como um relacionamento. A gente se apaixona, ama, briga, separa, diz que nunca mais vai volta, depois volta firme e forte, exercita a paciência, tem xiliques, mas no final, tudo termina bem.
  
Treine, mesmo que as condições não ajudem

        Mesmo quando as vezes é tão difícil acordar cedo, sair do trabalho cansado e ir treinar, driblar aquela dor de cabeça, aquele estresse depois de um dia cheio de problemas, aquela chuva, o frio, o calor e outras variáveis que te atrapalham e querem te fazer desistir, não desista! Saia para fazer exercício, domine sua mente. O mais difícil é dar o primeiro passo. E depois que se termina, posso garantir que você pensa: poxa, se eu não tivesse ido ia me arrepender.

         É por isso que, alheia a perguntas que às vezes me deixam na dúvida se vale a pena continuar reservando um tempo (sagrado) de minha rotina para correr, pedalar e nadar que dig : praticar esporte vale a pena! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário